A atividade física mais simples e barata do mundo. Comece amanhã mesmo
Apostamos que muitos médicos que você já foi, te aconselharam a botar o corpo para mexer e com isso garantir mais saúde, longevidade, fortalecer os ossos e articulações, perder uns quilinhos, manter a pressão arterial saudável e ainda controlar a diabetes.
Mas, calma lá. Se está parado há algum tempo, não estamos falando de alto rendimento e esforço excessivo. Nem tão pouco, falamos para virar um fã de academia.
A solução para iniciar uma atividade pode ser barata e simples – sem impacto: basta calçar o tênis e sair andando. Pelo seu bairro mesmo, devagar e com tranquilidade.
Hoje, vivendo nos tempos de pandemia, já que a caminhada é realizada ao ar livre, sendo mais seguro que os ambientes fechados, traz também mais segurança.
Então, vamos lá: escolha um calçado confortável, para começar um percurso mais suave – com o tempo poderá ir aumentando. Se quiser, chame alguém para te acompanhar e aproveite o caminho para distrair e respirar profundamente.
Abaixo apontamos cinco motivos que vão te fazer começar amanhã mesmo:
- Andar não tem impacto;
Essa não tem erro e dependendo da sua mobilidade, pode começar com poucos passos e tempo reduzido de caminhada e ir aprimorando.
Como não tem saltos, as articulações e os ossos não ficam sobrecarregados.
E ainda, como estimula todo o esqueleto, o cálcio da sua alimentação será absorvido mais facilmente, evitando desenvolver a osteoporose.
2 ) O cérebro fica saudável
Ao andar, a coordenação é estimulada e o corpo fica mais rápido para responder estímulos, ter mais reflexo. Assim, o Sistema Nervoso fica sempre ativo, o que já foi comprovado que previne doenças que danificam as células cerebrais, como a demência e o Alzheimer.
Por outro lado, atividades físicas liberam hormônios de bem-estar, deixando sintomas depressivos bem longe. Caso escolha um parque para a caminhada diária, o contato com árvores e a natureza também favorece as emoções positivas.
3) Peso Equilibrado
Hipertensão e Diabetes do Tipo 2 podem ser controladas com a manutenção do peso. E a boa notícia é que a caminhada queima calorias. Em uma hora, andando lá se vão quase 300 calorias. E o melhor é que andar tira a vontade de comer doces,já que estará menos estressado, por conta das reações do organismo à atividade física.
Outra boa notícia, é que a insulina, que muitas vezes vai ficando insuficiente para o corpo, quando existem quadro de pré-diabetes ou diabetes do tipo 2, é produzida em maior quantidade durante a caminhada – o metabolismo agradece e o corpo fica mais saudável.
Existem muitos casos de resistência à insulina revertidos após o início da prática de atividades físicas
4) Circulação e Pulmões
Ao caminhar, a respiração se intensifica, os brônquios dilatam e essa atividade ajuda até a evitar doenças respiratórias, como a bronquite.
E vamos além: andar por cerca de 40 minutos é capaz de diminuir a pressão arterial até o dia seguinte. Foi o que constatou o estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Com o movimento, há mais fluxo de sangue, os vasos sanguíneos se expandem dilatam diminuindo a pressão
Com o corpo todo ativado desse jeito, aumenta a imunidade também. Quem não quer ficar mais forte e protegido?
5) Aumenta o círculo social
Ninguém é uma ilha. Já reparou nos grupos de caminhada e corrida nos parques? Pois é, da atividade nascem fortes amizades, troca de experiências, namoros, e muita novidade no dia a dia.
Dar esses” passos” na vida, vai expandir seu convívio e deixar sua vida muito mais animada.
Dicas valiosas: antes de sair de casa, não esqueça:
- Máscara
para proteger contra a Covid-19 ( mesmo ao ar livre)
- Filtro Solar no mínimo FPS 50
para proteger dos raios solares e prefira o início da manhã e final da tarde
- Água
para proteger da desidratação
- Alongamento
para proteger as articulações