No Dia Internacional da Mulher, as entidades filiadas à CSB participaram e promoveram diversas ações por todo o País para debater equidade de gêneros e a autonomia econômica, política e social das trabalhadoras brasileiras. Com o tema “Diálogos sobre o Mundo do Trabalho”, o 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas, em Brasília, foi o primeiro evento do mês de março que contou com a presença de dirigentes da Central.
Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o encontro teve como objetivo “discutir os avanços e desafios para aprimorar a formulação de políticas públicas e promover a autonomia econômica das mulheres”.
5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas
De acordo com a secretária da Mulher Trabalhadora da CSB e diretora do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), Antonieta de Faria (Tieta), e a 2ª secretária da pasta na Central e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria de Jetibá, Beatriz Elias da Silva, é fundamental ter o tema das relações de trabalho da mulher na pauta dos debates trabalhistas.
“As questões da divisão de tarefas, a discriminação, o trabalho remunerado das domésticas e a proposta de igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres são todos assuntos em voga no nosso País. Durante minha fala no Encontro, aproveitei para convocar as mulheres para resistirem à reforma previdenciária, que defende esta paridade, porque a nossa jornada é mais que tripla no cotidiano”, relata Tieta.
Além de mencionar a penalização e desvalorização do trabalho exercido por cuidadoras, a dirigente Beatriz da Silva ressalta a relevância da união do movimento sindical para combater a desigualdade de tratamento sofrida pelas mulheres no mercado de trabalho. Segundo Silva, “após esses encontros, as sindicalistas saem fortalecidas e empoderadas por instrumentos que as colocam nas principais pautas brasileiras em relação à equidade de gênero”.
No evento, ainda foram ministradas palestras sobre marcos legais e os desafios no mercado de trabalho pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, e pela professora e doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Bello de Almeida Neves, e sobre políticas de cuidado e o mercado de trabalho pela diretora de pesquisa emérita do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS – França), Helena Hirata, pela coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti da UNIFESP, Renata Gonçalves, e a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres (SPM/MMIRDH), Tatau Godinho.
5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas
Maria Abadia de Souza, membro da direção nacional da CSB e presidente do SISIPSEMG, também esteve no 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas. Segundo a dirigente, “a mobilização é essencial para discutir a independência financeira da mulher para que ela possa prover seu próprio sustento, tomar decisões e planejar o futuro”. “Isso reforça a nossa luta!”, acentua.
Para planejar a agenda de mobilização da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CSB, Tieta, Beatriz e a 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da CSB e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais no Estado do Rio Grande do Sul, Eliane Gerber, reuniram-se, nesta quinta-feira (10), em Brasília. De acordo com Gerber, este é o momento de ocupar os espaços conquistados pelas mulheres do movimento sindical e mostrar trabalho.
“Esta é a primeira vez, depois do II Congresso da CSB, que nos reunimos para programar as atividades de 2016. Viemos para Brasília, inclusive, para representar a CSB no lançamento do Programa Mulher Trabalhadora, do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, que acontecerá dia 11 de março”, adianta a dirigente.
Solenidade da Assembleia Legislativa do Amazonas
Outra homenagem às mulheres sindicalistas aconteceu na Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB e presidente reeleita do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Amazonas (SINDCONTAB/AM), esteve presente na solenidade promovida pelos deputados Alessandra Campêlo (PC do B), Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (REDE Sustentabilidade) e José Ricardo (PT).
Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ao Dia Internacional da Mulher
A luta das mulheres por igualdade de direitos, conquistas e dificuldades da prática da legislação voltada ao público, a desigualdade salarial – as brasileiras chegam a ganhar 30% a menos do que colegas homens que possuem o mesmo cargo na mesma empresa – e a participação das mulheres na política foram os temas abordados pelos parlamentares. Na ocasião, Campêlo e Ricardo destacaram o exemplo da Assembleia do estado que tem apenas uma mulher como parlamentar.
Além das explanações, Diplomas de Honra ao Mérito também foram entregues à vereadora de Manaus Rosi Matos (PT) e à dirigente da Delegacia Especializada para Crianças e Adolescentes (Depca), delegada Linda Glaucia. Durante o evento, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Maria Auxiliadora Queiroz, ainda recebeu uma placa comemorativa.
Ações do movimento sindical
O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC), em São Paulo, também participou de homenagem promovida pelo Conselho Intersindical do município às diretoras e funcionárias dos vinte sindicatos filiados ao Conselho.
Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região
Para discutir a importância da participação das mulheres nos diversos setores da sociedade, a secretária da Assistência Social de Presidente Prudente e professora, Regina Penatti, falou sobre a situação política e social da mulher ao público de 60 mulheres e convidados. O 1º Secretário de Organização e Mobilização da CSB e presidente do SEAAC, Paulo de Oliveira, presente na palestra, ressalta que o debate “é de suma importância para despertar o sentimento nas dirigentes em ocupar seu espaço, inclusive dentro do movimento sindical”.
“O evento já é uma tradição do Conselho Intersindical, e nós temos utilizado esses momentos para contribuir com a participação das mulheres em todos os meios que elas têm se apropriado ao longo da história de luta feminina. Além disso, a discussão ajuda a conscientizar os dirigentes homens”, afirma.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviço de Combustível e Derivados de Petróleo de Presidente Prudente e Região, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário do município e da regional do Sindpd na cidade também acompanharam a palestra, que ainda presentou as participantes com brindes e flores.
Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região
No Rio de Janeiro, além do “Fórum 8 de março” (clique aqui para ler “‘Fórum – 8 de março’ debate os direitos das mulheres”), houve a inauguração de duas Casas da Mulher Carioca. A primeira foi a Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira, na qual a 2ª secretária da Saúde da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Maria Barbara da Costa, e o membro da Direção Nacional da Central e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB), Bartolomeu França, estiveram presentes. E a segunda, a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo. Ambos os eventos foram promovidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro.
As servidoras da Prefeitura do Município de Rio Branco (AC) também foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (SSEMRB/ASSERMURB), as trabalhadoras realizaram consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, atendimento odontológico; receberam vacinação, massagem facial e tiveram serviços de salão de beleza com corte e hidratação, oficinas da turma de saúde coletiva da Universidade Federal do Acre (UFAC) e piscina com aulas de hidroginástica à disposição.
Ainda comemoram a data a Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste de Mototáxi (FENORDEST) junto à CSB Acre, o Sindpd/SP, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (SINTTPAC) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Primavera do Leste (SINSPP-LESTE).