A Operação Pente-Fino do INSS foi iniciada em agosto, pela Previdência Social, com o intuito de revisar benefícios concedidos, como, por exemplo, o auxílio-doença. No Diário Oficial da União, foi divulgada uma lista com 95.588 nomes de pessoas convocadas para a perícia, que não haviam sido localizadas.
De acordo com a nota de convocação, esse mecanismo foi adotado devido à devolução de cartas encaminhadas pelo INSS. Os endereços cadastrados no Sistema Único de Benefícios (SUB) estavam incompletos ou os beneficiados não foram encontrados.
Os nomes listados terão até o dia 11 de novembro para solicitar nova perícia. Caso ela não seja realizada, os benefícios serão suspensos e, após 60 dias, cancelados.
Operação Pente-Fino do INSS: como devo solicitar nova perícia?
Ao receber a carta do INSS, existem três formas de solicitar o atendimento.
- Entrar em contato através do telefone 135;
- Acessar o site www.meu.inss.gov.br;
- Usar o aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado para aparelhos Android e IOS.
O atendimento telefônico funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e é possível marcar a apresentação dos documentos originais e também entregar as cópias na agência mais próxima.
Aqueles que não tiverem condições de ir ao posto do INSS para a perícia, poderão solicitar a visita em casa ou no hospital, através do telefone 135. O resultado sai a partir das 21h do mesmo dia do atendimento.
Os documentos necessários para a solicitação são:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Laudo médico contendo o CID e a descrição da doença;
- Exames médicos recentes que comprovem a doença.
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realiza revisões regularmente com a intenção de evitar fraudes e irregularidades. Os benefícios mais revisados são a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença, o auxílio-acidente, e o BPC/LOAS, um direito assegurado a toda pessoa idosa, acima de 65 anos e com baixa renda.
Para evitar passar pelo pente-fino é necessário manter os dados atualizados no Sistema Único de Benefícios.