Esta quarta-feira (08) foi histórica para a mulheres brasileiras. No Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o projeto de lei que estabelece a igualdade salarial para homens e mulheres que exerçam a mesma função no trabalho, entre outras medidas. No evento que aconteceu no Palácio do Planalto, o SINAB marcou presença com representantes.
Entre elas Maria Abadia de Souza, a diretora do Sinab. A sindicalista que foi funcionária do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais participou da cerimônia que contou com diversas autoridades da política nacional, como a Ministra do Planejamento Simone Tebet.
Maria Abadia também integra a direção nacional da CSB (Central da Nacional dos Brasileiros) e aprovou as resoluções tomadas pelo presidente Lula. “Esse projeto mostra que o Brasil está avançando em muito com essa política de igualdade salarial. Dessa forma que vamos avançar como nação e sociedade”, disse a diretora do Sinab.
Lula também assinou PL que institui o Dia Nacional Marielle Franco, em homenagem à vereadora carioca assassinada em 2018, e decretos que instituem programa de proteção e saúde menstrual, alteram o Bolsa Atleta para garantir direito às gestantes e estabelecem cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência. A projeto de lei de equidade salarial vai para apreciação do Congresso Nacional e posteriormente votação. Outras medidas foram tomadas nas áreas de economia, trabalho, segurança, saúde, educação, ciência e tecnologia, cultura, esporte e gestão pública e políticas integradas.