Revisão da Vida Toda: retomar o julgamento no STF para garantir aposentadorias mais justas, para aqueles que contribuíram com o INSS antes de 1994.
Valorização dos benefícios: nos últimos anos, o reajuste do salário mínimo, e consequentemente das aposentadorias, não tem sido proporcional a inflação mensal registrada e a alta de preços, com isso os segurados perdem poder de compra, prejudicando o acesso aos medicamentos e alimentos.
Orçamento do INSS: garantir o orçamento adequado para a autarquia, com a derrubada do veto do presidente, garantindo assim os R$ 980 bilhões cortados.
Esse recurso permite que o INSS atenda adequadamente os segurados, honre seus contratos de prestação de serviços necessários para o funcionamento das agências e de processamento de dados, além de modernizar suas unidades e seu parque tecnológico.
Ampliar atendimento do INSS: realizar concurso público para adequar o quadro de servidores e servidoras do INSS capacitados, para reduzir o tempo de análise de requerimentos e agendamentos de avaliação social aos segurados, cumprindo os prazos previstos, de acordo com o estabelecido pelo STF.
Aprimorar plataformas de atendimento do INSS: as interfaces dos serviços digitais do INSS devem ser mais acessíveis e intuitivas, de forma que o segurado consiga um atendimento eficiente, além disso, devem oferecer mais suporte e maior estabilidade no sistema. Dessa forma todos os beneficiários possam utilizar os serviços com maior rapidez e assertividade.
Análises precisas de solicitação: para evitar que muitos benefícios sejam indeferidos, sem justificava ou indevidamente é necessário aprimorar as análises, criando um sistema padronizado, mais homogêneo e único de conduta aos servidores que fazem a verificação, além de um atendimento aos segurados que tiveram processos indeferidos.
Ampliar quadro de peritos médicos federais: realizar concursos públicos para atender o volume de serviços de perícias médicas e diminuir a fila de espera. Com o fim da emergência sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, retomar a capacidade atendimento diário por perito, sendo 15 ao dia, assim a fila de espera tende a reduzir e com isso agilizará todo o processo.
Perícia Remota: criar estrutura adequada para atendimento pericial remoto, para aqueles municípios que não possuem peritos ou espaço reservado para atendimento, dessa forma evitando deslocamento de segurados e isso proporcionará a redução de falhas.
Modernização da perícia médica: simplificação do modelo atual de perícia, adequação do quadro de peritos e acordo com a necessidade, para a liberação dos benefícios no prazo estabelecido pelo STF e zerar a fila de atendimentos represados.