Evento debate a reforma trabalhista e sobre o financiamento sindical
O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB) marcou presença na plenária ampliada, organizada na última segunda-feira (04/09) pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), na capital paulista. Na ocasião, os sindicalistas que participaram do evento debateram a reforma trabalhista e o financiamento sindical.
O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (SINDPD), com a participação do presidente da CSB, Antonio Neto. O SINAB esteve representado com seu presidente, José Avelino Pereira, o Chinelo, e o tesoureiro Álvaro Ferreira Egea.
Durante a plenária, Chinelo destacou a atuação de seu sindicato na defesa dos aposentados, sobretudo, na apresentação de propostas em defesa dos direitos da categoria na elaboração do Plano Plurianual (PPA), que prevê as ações do governo federal para o período entre 2024 e 2027. Entre as reivindicações encaminhadas e incorporadas a esse planejamento, estão a reposição da inflação e aumento real nos benefícios do INSS.
“Os aposentados enfrentam dificuldades, pois antes ganhavam quatro ou cinco salários mínimos. Hoje, recebe apenas um salário mínimo porque a categoria ficou um bom tempo sem reajuste. Se hoje existe um país forte, é devido àqueles que trabalharam por mais de 30 anos e merecem um benefício mais digno”, defendeu Chinelo durante a plenária.
Ainda no evento, o presidente do SINAB ressaltou que a falta de reajuste ocorreu em razão da falta de contato do governo anterior junto aos aposentados e trabalhadores do país durante os últimos quatro anos. “O outro presidente nunca recebeu sequer um trabalhador ou aposentado em Brasília. Temos a certeza de que agora teremos o espaço que merecemos.”
Dificuldades na receita
Chinelo ressaltou na plenária sobre as dificuldades que os sindicatos têm com a arrecadação financeira. Para contornar esses percalços, ele ofereceu a estrutura do SINAB para dar apoio às entidades filiadas à CSB.
“Temos tudo que é de melhor em infraestrutura, como colônia de férias, telemedicina, plano odontológico e departamento jurídico bastante competente que podem dar um suporte às associações e departamentos de aposentados dos sindicatos. É possível ajudar por meio de parcerias”, afirmou.
Outros participantes
Além dos representantes do SINAB, estiveram presentes na plenária os presidentes dos sindicatos dos Metalúrgicos de Itatiba, Igor Tiago Pereira, e dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos, Marcia Regina Alves. Também participaram Aires Ribeiro, presidente da Confederação Nacional dos Servidores, e Jotalune Dias dos Santos, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo.