SINAB lamenta a morte de Ziraldo

0


O escritor e cartunista brasileiro Ziraldo Alves Pinto, conhecido por criar o Menino Maluquinho e muitas outras obras e personagens, faleceu ontem, sábado, 6 de abril de 2024, aos 91 anos, em seu apartamento no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pela família do desenhista, que divulgou nota oficial informando que ele morreu de causas naturais.

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo se destacou por sua contribuição à literatura infantil e à arte gráfica, recebendo várias premiações ao longo de sua carreira.

Em 1969, ele foi homenageado com o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina.

Em 1980, recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro “O Menino Maluquinho” e, em 2012, novamente com “Os Meninos do Espaço”.

Além de sua obra literária, Ziraldo foi um ativo opositor à ditadura militar brasileira, tendo fundado e dirigido o famoso periódico O Pasquim, que fez oposição ao regime.

Seu trabalho incomodava os militares, que o prenderam logo após a promulgação do AI-5, um Ato que intensificou a censura e a repressão do governo aos opositores. Ziraldo foi considerado um “elemento perigoso” pelo regime militar.

Em setembro de 2018, Ziraldo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), o que o levou a parar de produzir textos e desenhos. Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

Atualmente, uma mostra interativa sobre os desenhos de Ziraldo está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, com o nome “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, homenageando a trajetória do multiartista.

O Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, SINAB, através de nosso Presidente, José Avelino Pereira – Chinelo, junta-se a todas as brasileiras e a todos os brasileiros nesse momento de tristeza e pesar e transmite condolências à família, às amigas e aos amigos, às fãs e aos fãs, desse importantíssimo artista que sempre tão bem representou nosso amado Brasil.

Fonte: Agência Brasil
Foto de Ferrnando Frazão – Agência Brasil

 

Responder