Novembro Azul, um mês de prevenção ao câncer de próstata

0

Você sabe o que é o Novembro Azul, certo? Este movimento que tem como objetivo alertar e conscientizar os homens a respeito do diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), essa doença é a segunda mais comum entre o público masculino (somente atrás do câncer de pulmão) e por isso, não pode ser ignorada.

Esta campanha ocorre após o Outubro Rosa, movimento realizado mês passado com o intuito de conscientizar mulheres sobre o câncer de mama.

Novembro Azul – História

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, além disso, a escolha deste mês é devido ao fato de que no dia 17, sábado, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que é a próstata?

A próstata consiste em uma glândula do sistema reprodutor masculino que armazena o líquido que contém os espermatozóides, localizada na parte baixa do abdômen.

Idosos

Muitos homens não consultam o médico ou evitam ao máximo, mas um dado que vale atenção é que quem está acima dos 65 anos representa cerca de três quartos dos casos em todo mundo, ou seja, é uma doença mais comum em idosos.

Sintomas

Os principais sintomas são: dores ao urinar, vontade constante de urinar, dores ósseas, presença de sangue na urina/sêmen. E vale ressaltar que a ausência desses sintomas não garante que tudo esteja bem.

Prevenção e diagnóstico

Para homens que tenham casos da doença na família, é importante fazer o exame de prevenção quando estiver entre 40 e 45 anos e para quem não tem registros familiares que tiveram câncer de próstata, a partir dos 45 anos. Isso porque quando descoberto no estágio inicial, as chances de cura são maiores.

O exame realizado para detecção do câncer é o toque retal, sendo que depois é feito um exame de sangue.

Como diminuir os riscos?

É possível diminuir os riscos com uma boa alimentação, rica em legumes, frutas,

verduras, cereais integrais e com pouco consumo de gordura. A prática de exercícios físicos, por pelo menos 30 minutos, também ajuda. Além disso, evite fumar.

Tratamento

Em caso de constatação da doença é preciso iniciar o tratamento o quanto antes. O médico que fizer os exames e o diagnóstico pode indicar uma cirurgia, radioterapia ou um tratamento hormonal.

Isso depende de cada paciente e o tratamento indicado pelo médico será individualizado e definido após avaliação de riscos e benefícios.

Responder