Como bloquear o celular em caso de roubo

0

Não está fácil! Os números de roubo de celular aumentaram muito nos últimos meses em todo o Brasil. Por isso, liberamos aqui um passo a passo de como bloquear o seu aparelho se for roubado e impedir que acessem suas informações.

Antes de tudo, tenha em mãos o número IMEI do celular, que é o registro dele. Abaixo listamos as formas de encontrá-lo.

Como bloquear:

  1. Faça um B.O: Caso seu celular tenha sido roubado (ou seja, houve grave ameaça ou violência durante o ato), é importante ir à delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Por outro lado, se o aparelho foi apenas furtado (você não chegou a receber nenhuma ameaça), boa parte dos estados permite fazer o boletim de ocorrência online;

2. Entre em contato com a sua operadora: Os números de atendimento variam de acordo com a empresa: Claro (1052); Oi (1057 de qualquer telefone ou *144 de um telefone Oi); TIM (1056 de qualquer telefone ou *144 de um celular Tim) ; Vivo (1058 de qualquer telefone ou *8486 de um celular Vivo)

3. Passe as informações necessária: A operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio. Após passar todos os dados para a empresa responsável, é só aguardar.

Como encontrar o número IMEI:

Se você ainda tem a caixa do celular, o código IMEI fica próximo ao código de barras do aparelho. Ele é composto por quatro grupos de números, como 001970-01-010000-0. O IMEI também pode aparecer sem hífen, mas deve ter entre 15 e 16 dígitos.

Se você tem um iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com o ID Apple que estava conectado no celular que foi roubado ou perdido. Em Dispositivos, clique no seu iPhone. O modelo, versão do sistema, número de série e também o IMEI devem aparecer.

Se você tem um Android, acesse o site Encontre meu dispositivo e faça login com a conta do Google que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique em (i). O IMEI do aparelho deve aparecer.

Se você tem um Galaxy, acesse o site Buscar telefone e faça login com a sua conta Samsung que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique nos três pontinhos. Depois, entre em Informações do IMEI e o código do aparelho deve aparecer.

Como bloquear um celular roubado sem o IMEI

Caso nenhuma das alternativas acima tenha dado certo, ainda há esperanças. Segundo a Anatelnão é mais necessário informar o número do IMEI para bloquear um celular roubado. Você precisa apenas informar o número do telefone e, caso ele tenha dois chips, fale o número das duas linhas.

Vale lembrar que, se você teve o celular roubado ou furtado, também é necessário fazer um boletim de ocorrência. Veja mais detalhes em celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora. Depois, basta entrar em contato com a a operadora. Esses são os números de contato:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057 ou *144
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333

Vale apontar que a operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio.

Fonte: Tecnoblog

Responder