Saiba tudo sobre a Prova de Vida

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O que é prova de vida?

Simplesmente é um procedimento obrigatório realizado pelo INSS que visa comprovar a existência do segurado. Tal ação, realizada todos os anos, busca evitar fraudes e garantir a manutenção dos pagamentos dos benefícios. Apesar de não ter sido mais preciso comparecer presencialmente em uma agência da Previdência Social ou ao banco, a prova de vida, desde então, é feita por meio do cruzamento de dados de outras bases do Governo Federal.

Não estava suspensa?

Sim, durante o período de pandemia do coronavírus. No entanto, para 2023, a obrigatoriedade do procedimento voltou e possui novas regras.

Quem precisa fazer a prova de vida?

Todos os beneficiários do INSS precisam realizar a prova de vida para garantir a manutenção do pagamento e não ter o benefício suspenso.

Quais as novas regras da prova de vida 2023?

Segundo a portaria publicada pelo INSS, as novas regras da prova de vida são simples e trazem mais comodidade para os segurados, principalmente para aqueles que possuem dificuldade de deslocamento.

Isso porque fica opcional o comparecimento presencial do segurado à agência bancária ou ao INSS para comprovar que está vivo.

Dados utilizados pelo INSS para fazer a prova de vida

  • Realização de empréstimo consignado (desde que feito com reconhecimento biométrico);
  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ;
  • Atendimentos presenciais feitos nas agências do INSS;
  • Atendimento por reconhecimento biométrico em instituições parceiras;
  • Perícia médica (presencial ou por telemedicina);
  • Vacinação ou atendimento nos sistemas de saúde público ou rede conveniada;
  • Cadastro ou recadastro nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Recebimento do benefício por reconhecimento biométrico;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação de passaporte, CNH, RG ou carteira de trabalho;
  • Declaração de Imposto de Renda (como titular ou dependente);
  • E outros documentos oficiais que necessitem da presença ou reconhecimento biométrico.

Estou com dúvidas, o que faço?

É possível resolver dúvidas ligando para o telefone 135, ou acessando o portal Meu INSS, por aplicativo ou site.

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